Blog
Confira nosso conteúdo

Veja os cuidados primordiais no transporte de peças automotivas

O transporte de peças automotivas exige cuidados específicos para garantir que elas cheguem ao destino em perfeitas condições, evitando danos que possam comprometer seu funcionamento

Dentre um dos mercados mais importantes da indústria, o automobilismo movimenta boa parte do mercado tanto interno quanto externo, de modo que torna-se crucial o devido acompanhamento do seu processo de abastecimento. 

Neste contexto, o transporte de peças automotivas requer maiores cuidados de todos os envolvidos nesta operação, uma vez que boa parte desses produtos exigem procedimentos especiais, além de prazos apertados, para assegurar que não possam faltar itens nas atividades do setor. 

Posto isso, a fim de compreender melhor este assunto, a seguir, abordaremos os principais cuidados primordiais no transporte de peças automotivas. Confira

Importância do transporte de peças automotivas

O transporte de peças automotivas refere-se ao fornecimento de material para as montadoras na produção de veículos. Sendo assim, no Brasil, há diversas fábricas de peças automotivas por todo país, o qual representa cerca de 20% do Produto Interno Bruto brasileiro industrial e 4% do PIB geral.

Em razão disso, o mercado automobilístico é considerado um dos responsáveis por sustentar o desempenho da indústria nacional. Dado que, corresponde a, aproximadamente, 70% de todo o resultado desse setor. 

Logo, a indústria tem crescido significativamente, ainda mais com aumento de montadoras dentro do território nacional, se tornando primordial a necessidade de uma logística direcionada especificamente para esse setor.

Dessa forma, a montagem de um veículo envolve diferentes peças, as quais geralmente são fornecidas por diferentes empresas. Logo, esse é um processo complexo e minucioso que carece de um planejamento adequado, visando garantir que todos os itens cheguem no prazo estabelecido e em perfeitas condições.

Vale ressaltar que, caso alguma única peça atrase, os veículos não são finalizados,o que consequentemente para a produção e posteriormente a venda. Por conta disso, é de costume que nessa operação sejam feitas cláusulas relacionadas a multas sobre atrasos, exigindo que as transportadoras tenham total atenção nesse tipo de transporte.

Cuidados no transporte de peças automotivas

Embalagem Adequada

Peças automotivas devem ser embaladas individualmente, principalmente aquelas mais frágeis ou de alto valor agregado. Logo, é fundamental proteger contra impactos com o uso de materiais como plástico bolha, espumas e enchimentos para absorver choques e impactos.

Além disso, é indicado a identificação por meio de etiquetas, com informações detalhadas em cada peça, como código do produto, descrição, e orientação de manuseio (por exemplo, “Frágil” ou “Este Lado Para Cima”).

Por fim, no processo de embalagem das peças automotivas, certifique-se de que as estejam bem seladas para evitar a entrada de poeira, umidade e outros contaminantes, que possivelmente causaram avarias. 

Manuseio Cuidadoso

Outro cuidado importante no transporte de peças automotivas,  é o devido treinamento dos colaboradores responsáveis pelo manuseio, com intuito de que possam movimentar as peças com segurança, seguindo as orientações específicas para cada tipo de peça.

Assim também, use ferramentas e equipamentos adequados, como carrinhos, empilhadeiras,  paletes e elevadores  para movimentar as peças, especialmente as mais pesadas, sem danificá-las, evitando quedas e impactos.

Transporte e Armazenamento

Por se tratar de peças frágeis, em alguns casos, o uso de veículos com suspensão adequada e compartimentos bem amortecidos para minimizar vibrações e impactos durante o transporte é recomendado. Assim como a organização das peças dentro do veículo, sendo necessário a utilização de divisórias e suportes a fim de evitar movimentação durante o transporte. Ademais, mantenha o controle da temperatura e umidade dentro dos veículos, sobretudo para peças sensíveis a variações climáticas.

Lembre-se de verificar que as peças estejam bem amarradas e fixadas dentro do veículo para evitar deslocamentos durante o transporte.

Inspeção e Controle de Qualidade

Realize uma inspeção minuciosa das peças antes mesmo do seu envio. Isso porque, a partir desse procedimento, é possível garantir que todas as peças estejam em perfeitas condições, sem nenhuma avaria aparente. Além do mais, para manter o controle de qualidade na entrega, faça uma nova inspeção ao receber as peças no destino para verificar que não houve danos ocorridos durante o transporte.

Portanto, seguindo essas diretrizes, garante-se que as peças automotivas sejam transportadas de maneira eficiente, segura e sem danos, assegurando a satisfação do cliente e a integridade dos componentes.

Compartilhe:
Dúvidas?
Entre em contato conosco