A montagem de kits e brindes promocionais é uma prática comum na logística, principalmente em campanhas de marketing . Ela abrange a criação de pacotes personalizados a fim de promover uma marca ou produto.
A montagem de kits e brindes promocionais é uma importante estratégia, o qual tem como finalidade a criação de conjuntos de diversos produtos que são oferecidos juntos. Além disso, em geral, esse tipo de kit possui preço especial e vantajoso, ainda mais quando são comparados os valores dos itens vendidos separadamente.
Sendo assim, este processo é frequentemente utilizado por empresas como parte de suas estratégias de marketing e promoção visando aumentar a visibilidade da marca, fidelizar clientes e celebrar ocasiões especiais. Posto isso, requer uma coordenação cuidadosa para assegurar que todos os componentes estejam disponíveis, sejam montados corretamente e entregues no prazo.
Diante do exposto, para saber mais sobre este assunto, a seguir, explicaremos o que é e como funciona a montagem de kits e brindes promocionais. Confira:
O que é kit e brindes promocionais?
Os kits promocionais são uma estratégia relevante que tem como objetivo atrair e fidelizar os múltiplos perfis de cliente. Neste contexto, os kits servem para gerar lembranças relacionadas à marca, geralmente por meio de brindes, ou também, para garantir reconhecimento da empresa para com o cliente. Logo, isso é voltado para fidelizar aqueles clientes que já conhecem a marca, ou atrair novos clientes, a conhecerem sua empresa.
Como funciona a montagem de kits na logística?
Por se tratar de uma estratégia de marketing, o processo da montagem de kits geralmente pode ser aplicado de diferentes maneiras, uma vez que, isso dependerá do objetivo dos kits. Por isso, primeiramente, identifica-se o propósito do kit ou brinde, seja para promoção de um produto, fidelização de clientes e eventos corporativos, por exemplo.
Assim também, identifique seu público-alvo, tenha em mente quem deseja atingir com essa estratégia. Logo, com uma definição correta, facilita o direcionamento dos kits e dos brindes. Além da importância de oferecer produtos de qualidade, pois cada detalhe é levado em consideração, ainda mais para os clientes, principalmente os mais exigentes.
Assim sendo, no processo de montagem de kits promocionais, é primordial realizar a aquisição dos materiais de embalagem, com intuito de proteger os produtos de modo eficiente. Além do que, é necessário estabelecer quais os produtos farão parte do kit, conforme o objetivo da estratégia e bem como as necessidades dos clientes, com adição de toques personalizados, como a inserção de mensagens personalizadas ou etiquetagem específica para diferentes destinatários e a marca da empresa.
Vale ressaltar que existem fatores cruciais para essa estratégia, como o modelo dos produtos, sua dimensão e peso, visto que, influenciam diretamente nos custos das operações logísticas.
Processo de picking e packing
Os processos conhecidos como picking e packing, são essenciais na montagem dos kits e dos brindes promocionais e fazem parte das etapas de montagem dessas estratégias.
Desse modo, o processo picking abrange o método de separação das mercadorias, os quais podem ocorrer de diferentes formas dependendo da empresa.
Enquanto o processo packing, compreende a etapa da embalagem dos produtos, o que carece maior atenção e organização.
Com isso, é importante frisar que ambos os processos normalmente funcionam melhor por meio de plataformas integradas.
Benefícios da montagem dos kits e brindes promocionais
Aumento do engajamento: Os kits promocionais, quando bem elaborados, podem aumentar consideravelmente o engajamento do público-alvo, promovendo a fidelização e a satisfação dos clientes.
Visibilidade da Marca: Ao distribuir produtos personalizados e de alta qualidade, certamente as empresas aumentam a visibilidade e o reconhecimento da marca no mercado.
Feedback Valioso: Com a distribuição de amostras e brindes é possível que as empresas obtenham feedback direto dos consumidores sobre novos produtos ou serviços.
Promoção de Produtos: Trata-se de uma estratégia de marketing eficaz para introduzir novos produtos no mercado, ou ainda, destacar produtos já existentes.
Porque a montagem dos kits e brindes são importantes?
Estímulo às Vendas: Em geral, os kits e brindes promocionais são formas de incentivar os clientes a comprar, proporcionando aumento nas vendas, sobretudo de produtos específicos. Dado isso, lembre-se que promoções também criam um senso de urgência e valor para os consumidores.
Gestão de Estoques: A montagem desses kits e brindes ajudam no equilíbrio da demanda por vários produtos, permitindo que itens tenham a devida movimentação, seja de estoque mais alto ou menos popular.
Diferencial competitivo: Disponibilizar kits promocionais exclusivos é uma estratégia essencial para se diferenciar no mercado, promovendo vantagem competitiva pertinente.
Portanto, a montagem de kits e brindes promocionais na logística é uma ferramenta poderosa para campanhas de marketing, porém, exige um planejamento cuidadoso e execução eficiente para garantir o sucesso e a satisfação dos clientes.